Quando se tem um computador, ou mesmo qualquer equipamento eletrônico, você precisa tomar cuidado com prováveis imprevistos que tem relação a desligamentos repentinos, são as chamadas quedas de energia. Uma boa alternativa é usar gerador ou nobreak, esse tipo de produto é responsável por acumular energia e ser ativado quando ocorrem eventos onde seu bairro fica sem luz, assim permitindo que você desligue da maneira certa seu PC, por exemplo.

A questão que fica é que, dentro desse nobreak, pode haver tanto a bateria estacionária, quanto a do tipo VRLA. As duas são iguais, ou tem diferenças entre si? Fique tranquilo que nós da SV vamos te responder a seguinte questão: Qual é a diferença entre a bateria estacionária e a bateria VRLA?

 

O que elas tem de igual

Os dois tipos de bateria tem as mesmas aplicações, sendo usados em nobreak, sistema de alarme, equipamentos médicos ou mesmo em circuito fechado de tv, basicamente qualquer equipamento elétrico e eletrônico pode receber as duas baterias. Colocando em categorias bem definidas, a própria VRLA é considerada uma bateria estacionária, mas que é um produto mais específico em sua aplicação.

 

 

 

[info_box title=”” image=”” animate=””]Exemplo de bateria do tipo estacionária.[/info_box]

 

As diferenças

A grande diferença entre as duas fica em questão do momento em que são usadas. Na bateria estacionária, ela é feita para trabalhar em lugares mais quentes, evitando sempre que fique perto dos demais equipamentos e pessoas, pois é o tipo de bateria que emite gases. Enquanto isso, a bateria VRLA quase não emite gás e pode ser colocada perto dos demais equipamentos eletrônicos, principalmente no que se refere a computadores.

 

 

[info_box title=”” image=”” animate=””]Exemplo de bateria do tipo VRLA.[/info_box]

 

Por último, tem uma característica que diferencia as duas baterias, e é o tempo de vida. A vida útil de uma bateria estacionária comum, a que emite mais gás, é de 4 a 5 anos, enquanto a bateria do tipo VRLA fica em torno de 4 a 6 anos. Sempre levando em conta que essa média pode ser diferente, tanto para mais quanto para menos, tudo depende do uso.Outra diferença que as duas possuem é com relação ao seu funcionamento. Enquanto a bateria estacionária comum se baseia no uso de ventilação para não explodir, pois emite bastante gás, a VRLA é selada devido ao eletrólito imobilizado. Ele gera pouquíssimo gás, e é esse gás que, por via da válvula interna, escapa da bateria de acordo com a necessidade.

 

Agora que você tem a certeza de qual bateria usar, o que acha de nos fazer uma visita? Ficamos na Avenida Prefeito José Monteiro, 139, em São Vicente/SP. E não se esqueça de comentar se esse post foi útil para você!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *