Skip to content
Bateria Tracionária, conheça essa bateria e suas aplicações

Bateria Tracionária, conheça essa bateria e suas aplicações

Você conhece uma bateria tracionária? Quando falamos desse tipo de peça, geralmente, pensamos naquelas caixas que servem para alimentar diversos equipamentos elétricos. Porém, existem vários tipos delas e para diversas aplicações.

Normalmente, acha-se que esse tipo de bateria é encontrado somente em um modelo. Por isso, quando precisa ser trocada, muitas vezes, é usada a errada.

Aqui vamos mostrar para você o que é uma bateria tracionária. Além disso, mostraremos sua importância e aplicações. Então, acompanhe a leitura e entenda mais sobre esse assunto!

Afinal, o que é uma bateria tracionária?

A bateria tracionária é destinada a alimentar com energia alguns equipamentos e veículos. Portanto, possuem características específicas e suas composições químicas são fortes. Afinal, precisam entregar maior condutividade de energia por um período de tempo maior. Uma boa bateria auxilia na performance e durabilidade nos equipamentos e automóveis que precisam dela.

 

Onde é usada uma bateria tracionária?

Esse tipo de bateria é usado em empilhadeira e veículos elétricos. Mas também podem ser utilizadas em carrinhos de golf, transportes de pessoas em hotéis, transportes de cargas em aeroportos, supermercados, centros de distribuição e emissoras de TV.

A bateria tracionária também pode ser utilizada em paleteiras, lavadoras e varredoras de piso, plataformas elevadoras elétricas, sistema de energia solar, cerca elétrica, sistema eólico e outros. Portanto, possui várias utilidades.

02 - Bateria Tracionária, conheça essa bateria e suas aplicações

Funcionamento da bateria tracionária

A bateria tracionária age por meio de uma reação química entre o chumbo e o ácido sulfúrico. Dessa forma, é possível gerar a energia necessária para o funcionamento de carros e equipamentos que usam essa fonte.

No momento do processo de consumo de carga da bateria, o ácido sulfúrico é consumido pelas placas de bateria. Isso diminui a densidade e o nível de eletrólitos, além da capacidade energética da bateria. O nome desse processo é sulfatação.

Entretanto, essa condição é revertida rapidamente, pois o sulfato que está nas placas da bateria tracionária causa a cristalização. Dessa forma, as mesmas perdem a sua capacidade de absorção de energia que é proveniente do carregador. É importante ressaltar que o carregador causa um grande desgaste nesse tipo de bateria.

Sendo assim, para reverter esse estado deve-se realizar o processo de dessulfatação. Dessa maneira, a bateria vai absorver novamente os cristais na solução eletrolítica, devolvendo a densidade inicial da mesma. Portanto, vai haver a restauração da funcionalidade da bateria tracionária.

 

Dicas de manutenção e segurança

Para que a bateria tracionária tenha uma boa durabilidade, é essencial ter alguns cuidados. Portanto, separamos algumas dicas essenciais. Confira:

  • Verifique o nível de carga da bateria tracionária e assegure que o processo de recarga seja iniciado quando ela atingir 1,70 v.p.e. Ou seja, nunca antes disso, pois assim garantirá o bom funcionamento e durabilidade da bateria;
  • O nível de carga não pode ser inferior a 1,70 v.p.e. para não ter o esgotamento total da carga;
  • Ao iniciar o processo de carga, é preciso aguardar até o final. Portanto, não interrompa a recarga da bateria para que não haja a elevação da temperatura e gerar danos nos equipamentos;
  • Respeite o prazo de descanso da bateria tracionária que é de 1 hora antes de colocá-la em funcionamento novamente;
  • Mantenha a sua parte externa e as conexões sempre limpas e secas.

Para manusear a bateria tracionária, use os equipamentos adequados de segurança. Por exemplo, luvas e botas de borracha, avental de PVC e óculos de proteção. Assim, você evita acidentes com materiais químicos presentes nesse tipo de bateria.

Como vimos essa bateria tem várias utilidades  e também precisa dos seus devidos cuidados para ter um longo tempo de vida útil. Para comprar a sua bateria tracionária, chame a nossa equipe pelo WhatsApp!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp