Quando seu carro começa a ter problemas na hora de dar a partida e há o diagnóstico de que é a bateria automotiva, há aquela dúvida quando o atendente especializado fala que vai dar a carga rápida ou carga lenta. A questão é que você não sabe ainda a diferença entre as duas, e nem qual é a melhor opção, até agora, pois nós da SV Baterias vamos te explicar agora!
Em primeiro lugar, é necessário ter em mente que, sendo carga lenta ou rápida, nada mais é que a força de corrente elétrica que será colocada na bateria. Então nada mais é que a velocidade que essa energia será colocada.
Diferença entre carga lenta e carga rápida
A carga lenta é a aplicação de energia de forma lenta, no caso 10% da energia máxima da bateria por hora. Um Honda Civic, por exemplo, precisa de uma bateria Moura modelo M50JD/JE, como o nome sugere, ela possui 50 amperes. Com a carga lenta, demora 10 horas para encher a totalidade da energia da bateria, 5 amperes por hora mais exatamente. A carga rápida é ao contrário, é bem mais rápida na hora de transmissão de energia para a bateria, cerca de metade do tempo.
Para mais informações sobre a carga lenta e rápida, basta acessar esse FAQ (Perguntas e Respostas), lá é explicado, de forma mais técnica, a diferença entre os dois.
A questão é a vantagem que a carga lenta tem sobre a carga rápida da bateria automotiva, pois, mesmo sendo mais demorada, impede que superaqueça da bateria do seu carro, diminuindo sua vida útil, como acontece com a carga rápida. Isso ocorre devido a corrente elétrica mais intensa que está sendo colocada no veículo. Ou seja, a recomendação é sempre usar a carga lenta na bateria de carro, independente da bateria, se é Moura ou Heliar!
Agora que respondemos sua dúvida, saiba muito mais apenas acessando o blog da SV Baterias! E não se esqueça de comentar aqui abaixo, você prefere a carga lenta ou carga rápida na bateria do seu carro?