Skip to content

Você sabe o que é que acontece se invertermos o polo de uma bateria automotiva? Quando uma bateria fica completamente descarregada é preciso recorrer a algum jeito de fazer com que ela volte a funcionar. Uma das formas mais populares de fazer isso é através de uma ligação conhecida como chupeta.

Mas é preciso ter muito cuidado na hora de fazer esse procedimento, pois pode ser perigoso se executado de forma errada. Afinal a bateria automotiva libera descargas elétricas, então a pessoa que for executar esta ligação precisa ter ao menos um pouco de conhecimento sobre o assunto.

Chupeta na bateria automotiva : Como funciona?

bateria automotiva

Primeiramente é preciso ter acesso a outro carro que esteja com a bateria funcionando. Em seguida é necessário ter dois cabos com ponta de jacaré. Muitos motoristas possuem esse tipo de cabo justamente para ter o que fazer em uma situação como essas. Para fazer a chupeta basta ligar o cabo preto ao polo negativo das duas baterias com os carros desligados, e depois ligar o cabo vermelho aos polos positivos.

Também é importante desligar qualquer equipamento eletrônico que haja nos veículos. Depois de conectar os cabos você deverá dar partida no carro que está com a bateria boa e esperar aproximadamente cinco minutos e após esse tempo poderá ligar o carro que não estava funcionando. Em seguida é o momento de desconectar todos os cabos com muito cuidado para que eles não se toquem.

Chupeta na bateria: compromete os componentes eletrônicos?

bateria automotiva

Existe o risco de danificar alguns componentes eletrônicos do seu veículo ao fazer uma chupeta na bateria. Isto acontece porque a bateria sofre uma recarga de energia brusca e muito rápida. Por esse motivo, antes de fazer uma chupeta na bateria, é melhor tentar outras alternativas para resolver o problema do seu carro.

Além disso, em alguns casos a chupeta pode não funcionar. Se isto acontecer significa que há outro tipo de problema no seu veículo. Nesses casos, o melhor a se fazer é solicitar a ajuda de um especialista para que possa ser feito um diagnóstico real do problema através de uma revisão veicular.

De qualquer forma, o melhor a se fazer em caso de descarga total da bateria é pedir a orientação de um especialista para que não haja grandes riscos para o veículo e nem para o condutor.

A loja SV Baterias está localizada na Avenida Prefeito José Monteiro, 139, São Vicente/SP. Aqui você irá encontrar baterias com o selo do Inmetro e com garantia total de qualidade. Não perca mais tempo e venha conferir as melhores opções para o seu veículo.

Acesse a nossa loja virtual clicando aqui e veja os modelos de baterias que estão disponíveis para você. Mora longe? Isto não é um problema, pois enviamos para todo o Brasil. Para falar com um de nossos técnicos entre em contato pelo WhatsApp através do nosso site!

Nenhum comentário ainda, adicione sua voz abaixo!


Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp