Skip to content
Carro 100% elétrico. Quanto tempo dura o banco de baterias?

Carro 100% elétrico. Quanto tempo dura o banco de baterias?

Você que é amante de automóvel, com certeza, já ouviu falar sobre o carro 100% elétrico. Mesmo sua circulação sendo menor, se comparado a outros modelos com motores a combustão, esse modelo de veículo já é uma realidade mundial.

 

01 - Carro100 elétrico. Quanto tempo dura o banco de baterias

A tendência é que haja o crescimento de vendas e, consequentemente, de circulação desse tipo de carro. Isso porque há um aumento variando entre as regiões do mundo, de acordo com a disponibilidade de energia, pressão da sociedade pela conservação mundial e, claro, condições econômicas.

Se você quer saber mais sobre o carro 100% elétrico, vamos te mostrar a duração do seu banco de baterias. Continue acompanhando e entenda seu funcionamento e autonomia. Boa leitura!

 

Tempo de duração do banco de baterias do carro 100% elétrico

Mesmo sendo a passos lentos, o carro 100% elétrico já está deixando de ser um bicho exótico e começa a ser algo mais comum. Afinal, marcas renomadas como Jaguar, BMW, Nissan, JAC e Chevrolet já contam com automóveis nesse estilo.

A bateria do carro 100% elétrico usa a tecnologia de íons de lítio. A mesma que é empregada em laptops e smartphones. Mas, embora a sua durabilidade média seja de 10 anos, é normal que ela perca sua capacidade com o tempo de uso. Portanto, isso resulta em uma queda na capacidade de autonomia do veículo.

 

Dicas para fazer a bateria do carro 100% elétrico durar mais

Cada manual de carro 100% elétrico tem duas especificações. No entanto, há recomendações que são gerais.  Por exemplo, não é recomendado deixar o veículo parado por mais de 14 dias com a bateria zerada e nem próxima do zero.

Afinal, assim como em eletrônicos pessoais, a bateria de um carro 100% elétrico se danifica caso a voltagem das células seja mantida muito abaixo da voltagem normal.  Há carros, por exemplo, que se não forem recarregados mensalmente ou em até dois meses, pode ter uma bateria irrecuperável.

Ressaltamos que a bateria durar 10 anos não quer dizer que ela não precise ser recarregada. Mas a troca da bateria em carro 100% elétrico é a cada década.

02 - Carro100 elétrico. Quanto tempo dura o banco de baterias

Recarga em casa

Usar um eletroposto ou um carregador de rápida potência de bateria de carro é o mais cômodo. Porém, os fabricantes enfatizam que o proprietário de um automóvel 100% elétrico deve preferir a tomada caseira ou carregado tipo wallbox para energizar os veículos.

O motivo é que a voltagem é mais alta nesses tipos de carregadores, ajudando a elevar a temperatura da recarga. Assim, aumenta o estresse da bateria. Portanto, há uma redução na vida útil da bateria de um carro 100% elétrico.

 

Gambiarras para carros 100% elétricos

Todo sistema de recarga de um veículo elétrico é planejado de maneira para evitar a sobrecarga na bateria. Afinal, isso pode danificar o carro. Porém, não há uma garantia de que ela nunca vá se sobrecarregar.

Para recarregar o veículo, é fundamental que o local tenha uma rede elétrica em perfeito estado. Portanto, devem ser evitadas tomadas gastas ou danificadas, extensões e um temporizador externo.

03 - Carro100 elétrico. Quanto tempo dura o banco de baterias

O cuidado com a temperatura

Outro cuidado que você precisa ter para que a bateria do seu carro 100% elétrico funcione perfeitamente é não deixá-lo muito tempo no sol. Afinal, as baterias de tecnologia íon de lítio são mais sensíveis a temperaturas muito altas ou baixas demais durante o uso , bem como na hora da recarga. É preciso cuidado para não envelhecer o conjunto de bateria e prejudicar o seu funcionamento.

 

Sem manutenção em casa

O motor do carro 100% elétrico exige menos manutenção do que um veículo convencional. Mas, o seu dono precisa ter conhecimento técnico e ferramentas específicas para conseguir realizar alguns reparos.

Sendo assim, é preciso tomar cuidado com os riscos de modificações ou serviços não especializados para fazer reparos. Ou seja, cuidado com as manutenções caseiras. Afinal, em carros 100% elétricos elas podem provocar choques fatais.

Dúvidas sobre bateria de carro 100% elétrico? Fale com a gente!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.