Terror de motoristas, especialmente os mais inexperientes, os asfaltos na pista sempre foram um problema pelo caminho, e há impressão de que surgem de uma hora para outra. Aqui na SV Baterias temos conhecimento de como funciona uma estrada asfaltada e, principalmente, como surgem esses buracos, e é o que vamos explicar a você agora.
Do que é feito o asfalto?
O asfalto é feito de duas formas, a primeira é composta por concreto, mas há outra forma que mistura cascalho com terra compactada. Na estrada, para evitar acúmulo de água, é usado o betume junto com areia.
Formação de buracos no asfalto
Existem dois fatores que contribuem para a formação de buracos no asfalto:
- Água acumulada
Se uma vedação no asfalto for feita de maneira errada, há uma possibilidade maior do surgimento de um buraco, pois a água entra na camada mais funda do asfalto, fazendo com que afunde a região.
- Tráfego de veículos
A movimentação dos carros, principalmente se for tráfego intenso, influencia nesse quesito. E quanto mais pesado o veículo for, como em casos de caminhões, maior a incidência de formação de buracos.
Esses dois fatores juntos fazem com que o solo liquefeito comece a se corroer, o que forma o buraco de maneira mais rápida. Para impedir isso, é necessária a manutenção regular e correta do asfalto.
Nós da SV Baterias esperamos que sua dúvida esteja solucionada, caso contrário, comente aqui abaixo sua questão, pois vamos responder. E para mais informações do universo automotivo, não se preocupe, veja nosso blog e acompanhe nossas próximas atualizações.