Revisão de final de ano na bateria. É necessário?

 em Bateria de carro, Bateria de moto

O eventos de final de ano estão próximos e você já deve estar pensando em pegar a estrada para encontrar a família ou reunir os amigos, não é mesmo?

O planejamento é sempre necessário e aquela revisão do carro quase que obrigatória, notamos que os pontos que são mais vistos pelos motoristas é a troca de óleo, a situação dos pneus, se todos os faróis estão funcionando, vazamento aparente, água do radiador e etc.

Só que muitos se esquecem do coração do veículo, a bateria. O quão frustrante é ficar na mão por conta de falta de energia para se dar ignição no veículo? Chega a ser irritante, pois esse tipo de problema parece que acontece do nada mas se déssemos a mesma importância que damos para outros componentes do veículo para a bateria, certamente não seriamos pegos de surpresa por falta de energia na hora da partida.

Então a dica que fica com essa matéria é a do check’up elétrico do veículo em uma loja especializada em baterias, aqui na SV Baterias nós oferecemos esse check’up de forma totalmente gratuita.

Mas quais são esses testes?

O primeiro a ser realizado é o teste de partida, com a bateria fora do veículo medimos a sua tensão elétrica através do nível de CCA, se esse índice atingir o nível marcado pela fabricante da bateria o primeiro teste foi positivo. Caso o CCA apresentado pelo aparelho não atinja o CCA esperado pela fabricante, possivelmente essa bateria esteja perto de perder a sua eficiência podendo assim acarretar problemas para dar a partida no veículo.

Depois do teste de CCA, fazemos uma limpeza nos polos da bateria e também nos terminais do carro eliminando qualquer vestígio de zinabre e detritos de uso, para que a passagem elétrica não perca eficiência na transferência de carga da bateria para o carro.

Na sequência voltamos com a bateria no veículo e testamos o funcionamento de carga do alternador, ou seja, analisamos se o carro está conseguindo carregar a bateria mediante o seu funcionamento. Se o alternador apresente que está realizando o carregamento da bateria, por fim analisamos se existe em algum componente do veículos se está ocorrendo algum tipo de fuga de corrente. Esse procedimento constata se mesmo com o carro desligado, alguma peça do carro esteja consumindo energia da bateria desnecessariamente.

Pode ser chamado também de revisão elétrica, check’up eletrônico ou revisão de bateria.

Chamamos todo esse procedimento de check’up na parte elétrica do veículo, mas pode ser chamado também de revisão elétrica, check’up eletrônico ou revisão de bateria.

Agora que você já sabe que além de checar os níveis de óleo e água, é também de extrema importância constatar a situação da parte elétrica do veículo, comente aqui em baixo da matéria do nosso blog se você já faz a revisão da bateria do seu carro antes de pegar estrada, lembre-se que a SV Baterias está à disposição para realizar esse check’up elétrico totalmente gratuito. Lembrando que todo esse procedimento pode e deve ser realizado também para motos e caminhões.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contate a gente

Se você não nos achar aqui, você pode nos enviar um e-mail, nós vamos te chamar.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt